A fabricante de veículos alemã Volkswagen prevê que o mercado automotivo brasileiro, de maneira geral, irá crescer 52% até 2018, na comparação com o nível do ano passado. Essa estimativa é muito superior a de expansão de 7% para a América do Norte e de 4% para a Europa Ocidental. Segundo a companhia, mercados emergentes, como Brasil, China, Índia e Rússia deverão impulsionar o crescimento das montadoras globais nos próximos anos.
A companhia alemã disse que seus gastos com investimentos serão de cerca de 6% de suas vendas este ano, ante 4,6% do ano passado. A Volks também espera que as vendas e o lucro operacional ainda irão melhorar neste ano e irão superar os níveis do ano passado, apesar dos desafios apresentados pela desaceleração da demanda global por novos veículos e pelos custos elevados. O grupo registrou receita de 109 bilhões de euros (US$ 155 bilhões) e lucro operacional de 6,15 bilhões de euros no ano passado.
A maior montadora da Europa afirmou também que espera registrar uma expansão de pelo menos 20% de suas vendas até 2010, depois de ter vendido 6,2 milhões de unidades no ano passado.