Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesse domingo (07/09) que reforçar a Petrobras é uma das diretrizes para definir a forma de exploração do petróleo da camada pré-sal. O presidente fez a recomendação a um grupo de ministros que deverá entregar nos próximos dias sugestões para as regras de exploração do petróleo descoberto recentemente.
;Esta descoberta, que vai colocar o Brasil em um novo patamar no cenário mundial, não seria possível sem a Petrobras. E a exploração destas jazidas será mais um desafio tecnológico que esta empresa, que é o maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros, irá vencer;, afirmou no pronunciamento em comemoração ao 7 de Setembro, que teve o petróleo como tema principal.
A criação de uma nova estatal para explorar o petróleo dessas reservas chegou a ser proposta pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e é umas das possibilidades avaliadas pelo governo.
De acordo com o presidente, o Brasil ;não quer ser um mero exportador de óleo cru;. Ele defendeu o comércio de derivados de petróleo, de maior valor agregado.
;Vamos constituir uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, consolidar o renascimento da nossa indústria naval e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica. Vamos reforçar a nossa Petrobras;, acrescentou.
O presidente listou para os próximos anos a construção de cinco novas refinarias de petróleo, ;dezenas; de sondas e plataformas e ;centenas; de navios.
Lula ainda comparou a descoberta do pré-sal à ;abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza; e afirmou que o óleo dessas reservas ;colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo;.
Outra recomendação repassada pelo presidente ao grupo ministerial que estuda o assunto é ;não sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens;. A orientação, segundo Lula, é investir os lucros do pré-sal em políticas de educação e combate à pobreza.