As Bolsas de Nova York fecharam em forte alta nesta quinta-feira (28/08), impulsionada pela revisão para cima do crescimento dos Estados Unidos no segundo trimestre e pela surpreendente queda dos preços do petróleo.
O Dow Jones Industrial Average (DJIA) ganhou 1,85%, a 11.715,18 unidades; e o índice tecnológico Nasdaq ganhou 1,22%, a 2.411,64 pontos. Já o Standard & Poor´s 500 subiu 1,48%, para 1.300 pontos.
"A revisão para cima do Produto Interno Bruto e a queda dos preços do petróleo convenceram os investidores a apostar novamente em ações", resumiu Peter Cardillo, analista do escritório Avalon Partners.
O Departamento de Comércio anunciou que o PIB havia sofrido uma ampla revisão para cima no segundo trimestre, com um crescimento de 3,3% em ritmo anual em lugar do 1,9% anunciado inicialmente, principalmente por causa de uma balança comercial melhor que o previsto.
Trata-se do maior crescimento registrado desde o terceiro trimestre de 2007. Analistas e economistas temiam que o aprofundamento da crise financeira afetasse por mais tempo a economia.
Já o preço do barril de petróleo caiu mais de US$ 2, apesar dos temores sobre a chegada da tempestade tropical Gustav ao Golfo do México, de onde é extraído mais de um quarto da produção petrolífera dos Estados Unidos.