O presidente da TAM, David Barioni Neto, informou nesta quarta-feira (27/08) que a companhia programa investimentos de US$ 4,2 bilhões até 2020, dos quais 90% serão destinados para aumento e substituição de aviões na frota.
O executivo lembrou que a empresa tem pedido firme para a compra de 22 aviões junto à Airbus, além de 10 opções de compra. O investimento inclui também quatro aeronaves Boeing 777, que começam a chegar a partir de 2012. A empresa deve fechar 2008 com uma frota de 125 aeronaves, duas a mais do que o previsto inicialmente.
Aumento da demanda
Já a demanda doméstica apresenta crescimento acumulado de 20% no mês até ontem, o que eleva a expansão no acumulado do ano para 11%, segundo informou o vice-presidente de Finanças e diretor de Relações com Investidores da TAM, Líbano Miranda Barroso. De janeiro a julho, o tráfego havia aumentado em 10%.
Ainda de acordo com o executivo, a companhia registrou uma taxa de ocupação de 68% no mercado doméstico em agosto até a terça-feira e acima de 80% nas rotas internacionais. Segundo ele, que participou de reunião com analistas nesta manhã, a previsão é de fechar o mês com o indicador na faixa de 68% a 70% nas rotas internas e superior a 80% nas internacionais.
Dado o desempenho até o momento, o executivo estima que a demanda domestica deve fechar o ano com expansão de 12%, o que representaria o teto da previsão inicial da TAM para 2008, que ia de alta de 8% a 12%. O executivo afirmou ainda que a tarifa deve continuar alinhada à praticada no segundo trimestre, mas pode registrar ligeira elevação.