Para conseguir decolar antes do fim do ano, a Azul Linhas Aéreas terá de diversificar a sua frota, inicialmente prevista para operar apenas com jatos modelo Embraer 195. A empresa acaba de assinar um contrato de arrendamento de dois jatos Embraer 190 com a companhia americana JetBlue - empresa fundada pelo mesmo criador da Azul, o empresário David Neeleman. O primeiro chega nesta quarta-feira (27/08) à noite a Porto Alegre, onde receberá as cores da Azul.
O segundo 190 está previsto para chegar entre o final de setembro e o início de outubro. Os dois jatos 190, de cem lugares, foram incorporados à frota da JetBlue em fevereiro e março. Porém, com a crise no setor aéreo americano - motivada pela combinação de alta do petróleo e desaceleração econômica -, a JetBlue resolveu arrendá-los para terceiros. A Azul espera que, até dezembro, outros "três ou quatro" jatos sejam entregues pela própria Embraer. O modelo a ser entregue dependerá da disponibilidade: poderá ser tanto o 190 quanto o 195, de 114 lugares.
Na Azul, os jatos da JetBlue ganharão mais uma fileira de assentos, passando a oferecer 106 lugares. "Mesmo assim, ficarão com um espaço entre as poltronas muito maior do que o praticado no mercado brasileiro", diz uma fonte na Azul. A companhia corre contra o tempo para obter a certificação operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e assim conseguir estrear antes da alta temporada de festas de fim de ano.
O processo de certificação está em fase adiantada, embora a Anac esteja agindo com rigor no cumprimento da regulamentação de certificação. Documentos e procedimentos que no tempo do Departamento de Aviação Civil (DAC), antecessor da Anac, eram dispensados, hoje estão sendo cobrados. Fontes ligadas ao processo revelam que essa adequação às novas exigências atrasou o processo em "algumas semanas".