O grupo de bebidas Schincariol anunciou nesta terça-feira (26/08) a entrada no negócio de franquias. Com isso, a companhia espera a abertura de ao menos cem bares até 2012, com foco no Sudeste, por meio de franqueadas e lojas próprias.
Em 2007, após a aquisição da marca Devassa, incluindo sua rede de franquias, a Schincariol constituiu uma nova empresa, chamada Sonar Serviços e Franquias, para administrar a área de franchising dentro do grupo.
Francisco Duarte, diretor geral de Franquias da Schincariol, afirmou que a Sonar será responsável pelo gerenciamento e expansão do negócio de franquias Devassa e desenvolvimento do formato para a Eisenbahn. "Em 2008, devemos inaugurar pelo menos dez novas unidades franqueadas, oito Devassa e duas Eisenbahn, entre Rio de Janeiro e São Paulo", informou. Outros dois bares devem carregar a marca Schincariol. Os 12 bares devem resultar em um faturamento de R$ 30 milhões para a empresa.
Nas lojas planejadas para este ano, seis serão abertas no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), franqueadas pela Grupo de Soluções em Alimentação (GRSA), sendo quatro com a marca Devassa e duas Eisenbahn. A GRSA já opera duas lojas, Caffè Ritazza e Upper Crust.
Faturamento
Duarte ressaltou que o bom desempenho do segmento de franquias no Brasil nos últimos anos está atrelado ao aquecimento da economia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias no segmento de alimentação registrou crescimento de 17% em 2007, na comparação com 2006, superando R$ 7 bilhões.
De acordo com pesquisa realizada pela GRSA, em média, 19 milhões de pessoas passam cerca de duas horas e meia por ano no aeroporto de Guarulhos. Cada bar localizado no terminal terá capacidade para 35 pessoas. Todos terão acesso à internet e os seis pontos empregarão mais de cem pessoas.