A montadora japonesa Suzuki Motor Corporation anunciou nesta quarta-feira (20/08) que voltará a comercializar seus veículos no Brasil a partir de outubro deste ano. Fora do mercado nacional desde 2003 - quando rompeu com um antigo distribuidor - os carros da marca serão importados pela SVB (Suzuki Veículos Brasil) e vendidos em concessionárias autorizadas nas principais capitais, segundo comunicado.
"O mercado brasileiro é muito importante e temos aqui muitos apaixonados pelos veículos Suzuki. Nosso objetivo é estabelecer as bases para um relacionamento duradouro, com a oferta de produtos de última geração e a prestação de serviços de assistência técnica de alta qualidade", afirma Toshihiro Suzuki, Membro do Conselho e Senior Managing Executive Officer da Suzuki Motor Corporation.
A saída da marca do Brasil aconteceu devido a desvalorização do real frente ao dólar, que no fim de 2002 chegou a ser negociado por R$ 4 a cada dólar, e a perda de competitividade comercial.
Segundo comunicado, a operação brasileira será liderada pelo executivo Alexandre Câmara, que possui experiência em varejo e em gestão de marcas. A assessoria da SVB informou que ainda não existe a definição de quais os veículos que serão vendidos no mercado brasileiro, mas especula-se que o Grand Vitara, o Swift e o SX4 deverão chegar às ruas do país.
A Suzuki Motor Corporation iniciou suas operações em 1920 no Japão. De acordo com a empresa, atualmente conta com 23 fábricas ao redor do mundo e atua em 192 países. No ano fiscal findado em março, produziu 2,411 milhões de carros.