Jornal Correio Braziliense

Economia

Azul Linhas Aéreas tenta antecipar sua entrada em operação para o fim do ano

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Diante da reação das empresas que dominam o mercado doméstico no país, a Azul Linhas Aéreas está tentando antecipar sua entrada em operação para o fim do ano. O sistema de reservas da empresa deverá ficar pronto em novembro e a Azul pretende ainda lançar um programa de fidelidade para conquistar clientes. O principal entrave para a antecipação é a obtenção do Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo), concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Se o obtiver até o fim do ano, o prazo de liberação será recorde. Em cerca de dez dias, a empresa deverá receber uma aeronave da Embraer, que será usada na certificação. O plano inicial era começar a operar em janeiro com três aeronaves. "Estamos trabalhando para antecipar a entrada em operação. A questão é se nos interessa começar com um ou dois aviões", afirma Gianfranco Betting, diretor de Marketing da Azul. A Azul pretende se diferenciar com uso de aviões da Embraer, sem poltrona do meio e com oferta de entretenimento. A TV de bordo, uma das facilidades oferecidas pela empresa, só estará disponível no segundo semestre de 2009. "A tecnologia de Live TV ainda é nova. O sistema tem de ser trabalhado para ter conexão confiável com o satélite", disse Franco. A proposta da Azul é fazer vôos diretos entre capitais que normalmente não contam com este diferencial em vôos de outras companhias. O problema é que as concorrentes têm frota muito maior e podem oferecer os mesmos vôos a preços difíceis de concorrer. A Azul tem interesse em operar em aeroportos como Congonhas e Santos Dumont, mas depende de decisão do governo.