O faturamento da indústria eletroeletrônica no primeiro semestre de 2008 cresceu 11% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela daAssociação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)
O presidente da entidade, Humberto Barbato, atribuiu o crescimento ao bom desempenho que vem apresentando a economia brasileira. Segundo ele, um dos reflexos deste desempenho foi o aumento de 4,4% no número de empregados no setor eletroeletrônico no primeiro semestre, que passou de 156,1 mil funcionários, no final de dezembro de 2007, para 163,0 mil funcionários, no final de junho.
No caso da indústria de informática, a Abinee informou que o mercado brasileiro de PCs movimentou 5,7 milhões de unidades, registrando crescimento de 31% em comparação ao mesmo período de ano passado (4,3 milhões).
Deste total, 3,9 milhões são desktops e 1,8 milhões são notebooks - sobre este último tipo, o crescimento foi de 186%, enquanto as vendas de desktops cresceram 5%. "Esta migração é um processo natural. Hoje 30% do mercado de PCs é de notebooks. No próximo ano é bem provável que esta participação chegue a 50%", disse o diretor da área de informática da Abinee, Hugo Valério.
Já o crescimento de 33% do setor telecomunicações foi atribuído à implantação da infra-estrutura da tecnologia 3G e da banda larga para internet, além da venda de telefones celulares.
Já a variação positiva apresentada pela área de Material Elétrico de Instalação (7%), segundo a Abinee, deve-se às medidas para estímulo à construção civil contidos nos programas de governo. No entanto, as áreas de Utilidades Domésticas (-8%) e de Componentes Eletroeletrônicos (-5%), houve queda em relação ao primeiro semestre de 2007.
Balança comercial
Sobre as exportações de produtos elétricos e eletrônicos, a soma foi de US$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2008, 9% superiores às realizadas no mesmo período de 2007. Os valores correspondentes em reais, porém, tiveram retração de 9%. Já as importações, favorecidas pela valorização da moeda, cresceram 40%, em dólares, ou 16%, em reais, acima da elevação do faturamento do setor.