Jornal Correio Braziliense

Economia

Gol perde espaço para Varig e TAM aumenta rotas internacionais

;

A Gol Linhas Aéreas perdeu espaço no mercado nacional e internacional enquanto a Varig - que também é controlada pelo grupo de Constantino Junior - amplia seu market share. A TAM Linhas Aéreas, por sua vez, expandiu sua participação, principalmente nas rotas internacionais. Os números do setor foram divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) De acordo com a agência, o mercado de aviação doméstico cresceu 7% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2007. Nas rotas internacionais, o mercado registrou expansão de 21,6%. O levantamento considera o número de passageiros por quilômetro percorrido. A TAM fechou o mês com 51,09% de participação nos vôos domésticos - contra 50,62% de julho do ano passado. A Gol teve queda de 36,82% para 35,33% de julho de 2007 para julho deste ano. Já a Varig cresceu de 2,73% para 6,44% no mesmo intervalo. No mercado internacional, a TAM também lidera com 72,51% de participação do mercado, ante 64,13% no mesmo mês de 2007. A Varig assumiu o segundo lugar com 16,47% de market share (contra 14,16% de 2007) e a Gol, em terceiro, caiu para 10,63% de participação, contra 15,54% registrados em julho de 2007.