O Google informou nesta terça-feira (12/08) que o executivo Alex Dias vai assumir a presidência da empresa no Brasil, em substituição a Alexandre Hohagen, que ocupava o cargo desde 2005. Dias trabalhava há seis anos na DirecTV e atualmente era presidente da companhia para a Argentina e o Uruguai.
A troca de comando ocorre em razão da promoção de Hohagen a diretor-executivo do Google para a América Latina. Ele será responsável pelas operações na empresa em toda a região, em substituição a Daniel Alegre, que assume o cargo de vice-presidente na Ásia.
Com isso, as operações do Google na América Latina deixam Mountain View, na Califórnia, e passam a ser controladas de São Paulo. Segundo o Google, a empresa mantém a estratégia de descentralizar a administração de alguns produtos, para facilitar a interação com os consumidores.
Hohagen está no Google desde 2005, quando a empresa ainda montava a operação no país. Neste ano, ele teve de comparecer duas vezes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia no Senado, para explicar as denúncias de crimes no Orkut. Senadores ameaçavam fechar o portal no Brasil, caso a empresa não se comprometesse em combater esse tipo de prática.
Alex Dias, seu substituto, é formado em engenharia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com MBA em gestão pela Universidade da Califórnia. Além da DirecTV, ele trabalhou também na Sky.