O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, avaliou que as declarações dadas nesta terça-feira (12/08) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendendo mudanças na lei do petróleo fortalecem a tese de criação de uma nova estatal para administrar a exploração no pré-sal, defendida também pelo ministro.
Em evento promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) no Rio de Janeiro, Lula pediu que os estudantes pressionem o Congresso Nacional a modificar a lei.
"Ele está dizendo a mesma coisa que eu tenho dito. Acredito que sim (fortalece a idéia da nova estatal). E, pelo que soube, o vice-presidente (José Alencar) pensa do mesmo modo", afirmou Lobão, após participar de reunião da comissão ministerial criada para estudar mudanças na lei.
Lobão comentou ainda a declaração do presidente de que o petróleo é do povo, e não de "empresas que acham que o petróleo é deles".
"É o que tenho dito seguramente em nome dele. Isso significa que ele que indicou a comissão está realmente interessado em que se resolva esse problema com uma solução que seja adequada aos interesses do povo brasileiro", disse.
O ministro ressaltou ainda que a criação de uma nova estatal não está definida, mas afirmou que, se essa for a decisão do presidente, o órgão poderá ser criado por lei complementar.
Segundo ele, será criado um grupo técnico com representantes de vários ministérios para elaborar "quatro ou cinco" sugestões de mudanças na lei que serão apresentadas ao presidente. A comissão de ministros formada para discutir o assunto fará reuniões a cada dez dias para avaliar os avanços feitos pelo grupo técnico.