O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (12/08) sanções econômicas contra cinco entidades que teriam ligações com o programa nuclear do Irã. As novas entidades sob sanções são o Centro de Pesquisa Nuclear para Agricultura e Medicina (conhecido como Centro de Pesquisa Nuclear de Karaj), o Centro Isfahan de Pesquisa e Produção de Combustível Nuclear e as empresas Jabber Ibn Hayan, Safety Equipment Procurement Company e Joza Industrial Company.
"O Irã usou essas cinco entidades nucleares e de mísseis para ocultar sua conduta ilícita e para avançar em suas perigosas ambições nucleares", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Stuart Levey.
"As instituições e empresas financeiras responsáveis de todo o mundo adotam medidas para evitar os negócios com entidades nucleares e de mísseis do Irã, e também com as companhias de fachada que o regime iraniano utiliza para disfarçar suas atividades", acrescentou.
As sanções proíbem todas as transações entre as empresas e entidades nomeadas e qualquer pessoa ou empresa dos Estados Unidos, e congelam qualquer ativo que as entidades nomeadas tenham em jurisdição americana.
Segundo o governo americano, as empresas, entidades e pessoas incluídas até agora em sua lista de sanções atuam em nome da Organização de Energia Atômica do Irã.
Em junho de 2005 o presidente George W. Bush qualificou essa agência como a principal organização de pesquisa e desenvolvimento nuclear iraniana, e indicou que suas atividades poderiam estar voltadas à produção de armamento