O mercado mundial de vendas de celulares marcará 1,28 bilhão de unidades em 2008, 11% a mais que o volume de 2007, quando o setor registrou 1,15 bilhão de unidades, segundo dados da empresa de pesquisa Gartner.
Segundo o estudo, no primeiro semestre de 2008, o mercado de vendas de aparelhos móveis registrou 294,3 milhões de unidades. O Gartner projeta para o segundo semestre deste ano vendas entre 300 e 305 milhões de unidades.
"Ainda para a segunda metade deste ano, esperamos que as vendas no terceiro trimestre sejam maiores que as do segundo trimestre, mas somente algumas empresas como Motorola e LG deram previsões de uma sequencial queda nas vendas, assim como perduram os desafios no ambiente econômico", afirmou Carolina Milanesi, diretora de pesquisas do Gartner para projetos móveis.
Até o final de junho, o Brasil tinha 133,15 milhões de celulares em funcionamento, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras venderam 2,6 milhões de celulares apenas em junho.