A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu neste sábado (9/08) o leilão de energia previsto para o dia 19. A entrega dos documentos de inscrição e de garantias pelos interessados, que estava marcada para esta terça-feira (12/08), foi cancelada.
O órgão informou a decisão por meio de comunicado relevante. A nota não informou os motivos da suspensão nem indicou novas datas. De acordo com a agência, as alterações no cronograma serão divulgadas nos próximos dias em novo comunicado.
Além da entrega dos documentos, estavam previstos um treinamento com os concorrentes e uma simulação do leilão. Esses procedimentos também foram cancelados.
Classificada de leilão A-3, a concorrência é destinada a novas usinas ainda não-outorgadas, ampliação de usinas já existentes e a empreendimentos de importação de energia. A agência comercializará pela internet contratos de fornecimento de energia a partir de janeiro de 2011.
Pelas regras do edital, poderão participar ainda do leilão usinas concedidas ou autorizadas até 16 de março de 2004. A Aneel também autorizou projetos que entraram em operação comercial a partir de 2000, mas cuja produção de energia ainda não tinha sido vendida antes de março de 2004.
No leilão, serão negociados contratos de 30 anos para usinas hidrelétricas e de 15 anos, para as demais fontes.
Marcar Noticia Imprimir Salvar