São Paulo - A Petrobras Energia, subsidiária da Petrobras na Argentina, anunciou que obteve um lucro de 397 milhões de pesos (R$ 205 milhões) no segundo trimestre do ano, quase quatro vezes o valor alcançado no mesmo período de 2007, de R$ 52 milhões.
No primeiro semestre, o lucro da empresa foi de 589 milhões de pesos. No mesmo período de 2007, a empresa faturou 283 milhões de pesos. Os lucros com as vendas da empresa subiram 28% na comparação trimestral.
A empresa, que administra atividades de produção, exploração e comercialização em diversos países da América do Sul, explica que o resultado positivo se deve principalmente ao lucro obtido diante do aumento do preço do petróleo, principalmente nos negócios que mantém no Peru e no Equador, e também a uma política de contenção de gastos aplicada em suas atividades na Argentina.
Segundo a empresa, os ganhos também estão relacionados "a uma recuperação parcial de preços" de venda de combustíveis na Argentina, que subiram nos últimos meses depois de anos de preços controlados.
As ações da Petrobras Energia tiveram alta de 7,32% ontem.