O ministro de Minas e Energia, Edison Lobãom, disse nesta terça-feira (5/08) que o Brasil exportará derivados de petróleo, e não apenas o produto bruto. Segundo o ministro, a regra valerá tanto para o produto extraído na região do pré-sal quanto para as demais regiões. Segundo o ministro, o refino do petróleo para a exportação será feito em uma nova refinaria a ser construída no Maranhão.
"Já decidimos por uma refinaria no Maranhão exatamente para a exportação de produtos acabados, e não o produto bruto. O Brasil quando tiver que exportar só exportará assim", disse.
Estados Unidos
Lobão recebeu hoje o subsecretário de Energia dos Estados Unidos, Jeffrey Kupfer. Segundo o ministro, foram discutidas questões como o desenvolvimento de biocombustíveis, energia nuclear e exploração de petróleo e gás natural.
Kupfer disse que é interesse dos dois países que o álcool passe a ser comercializado mundialmente como uma commodity e que os EUA têm metas agressivas para aumentar a produção de biocombustíveis no país.
"O Brasil é um líder mundial e os Estados Unidos têm muito o que aprender com a experiência brasileira", completou.