O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, expressou sua "profunda decepção" pelo fracasso do relançamento da Rodada Doha para a liberalização comercial, e assegurou que o bloco "fez absolutamente todo o possível" para chegar a um acordo. "É uma profunda decepção para a UE (União Européia), a CE e para mim", afirmou Barroso em comunicado.
A CE recomendará aos Estados-membros que avaliem este resultado e que se preparem para voltar a se comprometer com os principais parceiros da UE "no momento adequado".
Barroso reconheceu que se trabalhou para conseguir um "acordo justo e equilibrado" que poderia ter gerado uma situação benéfica para todas as partes e um impulso à economia mundial que teria sido "muito bem amparado".
"Fizemos absolutamente tudo que pudemos para conciliar os diferentes pontos de vista e chegar a um compromisso", ressaltou. Além disso, Barroso afirmou que este fracasso "não questiona a necessidade de avançar", especialmente para beneficiar os países em desenvolvimento.