A fabricante japonesa de veículos Toyota anunciou nesta terça-feira (15/07) a instalação de uma nova unidade de produção em Sorocaba (100 km a oeste de São Paulo). A montadora não informa o valor a ser investido na nova fábrica, que se destinará à produção de um veículo de pequeno porte. A decisão foi informada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, pelo presidente da Toyota no Brasil, Shozo Haseb.
A Toyota está no Brasil há cinco décadas e já tem uma fábrica em São Paulo, em Indaiatuba (102 km a noroeste de SP), com capacidade produtiva de 310 carros por dia. Da unidade, saem os modelos o Corolla e o Corolla Fielder. Segundo a Toyota, a marca investiu mais de US$ 940 milhões, entre 1997 e 2005, na construção e na modernização das fábricas de Zárate, na Argentina (onde produz a picape Hilux e SW4) e de Indaiatuba.
Os frutos da criação da Toyota Mercosul são impressionantes. Juntas, as unidades da Argentina e do Brasil empregam mais de 5.000 pessoas e possuem cerca de 150 concessionárias oficiais nos dois países.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Toyota do Brasil vendeu 7.379 mil veículos em junho no país, ocupando a oitava posição entre as marcas em vendas.