A Webjet ultrapassou a OceanAir em participação de mercado em junho e se tornou a quarta maior companhia aérea do país, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a agência, a Webjet contava no mês passado com uma fatia de 2,11% no mercado doméstico. Já a OceanAir ficou com um percentual de 1,63%.
Para o consultor em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, a mudança é resultado do aumento da frota da Webjet. "Ela acrescentou um avião", disse. A Webjet trabalha com Boeing-737/300, de 136 lugares.
O setor cresceu 10,3% no mercado doméstico e registrou uma taxa média de ocupação de 67%. Em junho do ano passado, as companhias domésticas voaram com uma taxa de ocupação de 71%.
A TAM continuou a liderar o transporte de passageiros no país, com uma participação de 48,59%. A Gol aparece em segundo lugar, com uma fatia de 38,62%, seguida pela Varig, com 7,19%.
No mercado internacional, houve crescimento de 22,8% e uma taxa média de ocupação de 68%. Entre as companhias nacionais, a TAM lidera com uma participação de 75,29%. Em segundo lugar, aparece a Varig, com um percentual de 15,73% do mercado.
Varig
Sampaio destaca que a tendência é que a participação da Varig neste segmento diminua a partir de setembro.
A companhia ainda está realizando vôos para Paris, mas deve se concentrar nas operações no mercado doméstico e na América do Sul. A Gol é a terceira em participação em vôos para o exterior, com 8,75% do mercado.
No primeiro semestre, o setor registrou um crescimento médio de 10,8% no transporte de passageiros no país. Nas linhas internacionais, a expansão chegou a 40,1%.