A Transpetro (subsidiária da Petrobras para o setor de transporte) lança nesta segunda (07/07) o edital de licitação internacional para a segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A nova etapa prevê novo lote de 23 navios, que serão somados aos 26 licitados na primeira fase do programa.
Em julho do ano passado, a subsidiária da Petrobras para o setor de transporte e logística, concluiu o processo licitatório para a primeira fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota ao fechar as negociações com o consórcio Atlântico Sul para a construção de dez petroleiros de grande porte, do tipo Suezmax (com calado para navegar pelo Canal de Suez).
Nela estava prevista a construção dos primeiros 26 navios ao custo de US$ 2,48 bilhões,em encomendas aos estaleiros nacionais Deste total, US$ 1,209 referem-se aos do tipo Suezmax.
A Transpetro prevê a geração de cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos com aconstrução dos 42 navios previstos nas duas fases doPrograma de Modernização da Frota.