Sem tantos clientes em julho por conta das férias de inverno, os shoppings apostam nas promoções para atrair os consumidores. Além de descontos que chegam a 50%, os centros comerciais investiram em atividades para as crianças. Os valores pagos por algumas atrações ultrapassam R$ 100 mil. Vale tudo para chamar atenção da clientela, seja qual for a idade.
;Os descontos atraem os consumidores para dentro das lojas. Muitos trazem os filhos para brincar, acabam vendo um produto que queriam com preço mais baixo e compram;, diz Renato Horne, gerente de marketing do Pátio Brasil. ;A gente precisa aproveitar as liquidações, ainda mais em shopping, que é tudo tão caro. A sandália que estou levando custava R$ 149 e está saindo por R$ 39,90, não dá para não levar;, confessa a estudante Sintia de Paiva, 28 anos, que, ao ir ao centro comercial para uma visita ao dentista, não resistiu aos descontos e comprou o calçado.
Com as liquidações, o gerente da Rival Calçados do Conjunto Nacional, Daniel Ribeiro, espera vender 5 mil pares de sapatos em julho. O volume representa 20% mais que o de um mês sem promoções. ;Há três anos fazemos essa liquidação em julho e temos que fazer mesmo porque os clientes já esperam os preços mais baixos. Aproveitamos o movimento das férias e colocamos peças mais atrativas na vitrine.;
Nova coleção
Segundo João Marcos Mesquita, gerente de marketing do Conjunto Nacional, 30% das lojas do shopping oferecem descontos. ;Quando acaba o São Paulo Fashion Week, muitas marcas nacionais entram em promoção para abrir espaço para a coleção que acabou de ser vista na passarela;, afirma João Marcos Mesquita, gerente de marketing do Conjunto Nacional. Na segunda quinzena de agosto, passado o Dia dos Pais, outras lojas devem fazer liquidações, avisa.
Além dos descontos, as atividades de recreação exercem importante papel na conquista dos clientes. ;Os shoppings passam a ser local de diversão para as famílias nas férias;, diz Mesquita. Apostando nisso, o Conjunto Nacional oferece, a partir do dia 9, brincadeiras da Turma da Mônica. O Pátio Brasil terá uma série de atividades preparadas pela World Games. O Terraço terá apresentações artísticas e atividades de recreação. O Taguatinga trará um campeonado de diabolô, brinquedo que virou mania das crianças, e o Brasília Shopping terá teatros e outras brincadeiras.