O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse nesta sextas-feira (4/07) que já colocou uma equipe da agência para verificar a extensão da pane na rede da Telefônica, que deixou milhões de usuários sem internet ontem.
Segundo Sardenberg, o grupo também vai verificar como o problema se enquadra nos regulamentos da Anatel. Questionado se a Telefônica não deveria ter um plano B, para compensar os problemas de sua rede principal, Sardenberg afirmou que "eles seguramente têm". "Até considerando o vulto de investimentos que fizeram, seria estranho se não tivessem. Agora, o plano B, pelo jeito, falhou." Ele explicou que existe ainda um grupo de trabalho para analisar situações críticas de infra-estrutura e que pode dar uma resposta mais direta.
Sobre uma possível multa, ele afirmou que dependerá do laudo dos fiscais. "Mas creio que sim. É preciso primeiro ter uma avaliação técnica de qual o foi o problema." Pelo regulamento da Anatel, uma empresa pode ser multada em até R$ 50 milhões. Sardenberg, porém, não especificou em que casos esse valor é aplicado.
Segundo ele, a equipe de fiscais primeiro vai apresentar um relatório, e a agência, então, abrirá um Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado). Na avaliação de Sardenberg, o ocorrido com a Telefônica "é essencialmente um problema de segurança".
Sardenberg relatou ainda que o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, telefonou para ele várias vezes ontem para deixá-lo a par do problema, mas que apenas na manhã de hoje mostrou a nota distribuída pela empresa de telefonia, explicando que o problema estava contido.
A respeito de desconto para os clientes prejudicados, o presidente da Anatel afirmou que antes é preciso verificar o que realmente ocorreu. De qualquer forma, afirmou que essa é uma possibilidade.