A Petrobras firmou nesta quinta-feira (3/07) memorando de entendimentos com a americana ConocoPhillips para possíveis parcerias nos segmentos de álcool, exploração e produção de petróleo, refino e comercialização de derivados. O acordo foi celebrado no Congresso Mundial de Petróleo, que acontece em Madri, na Espanha.
Segundo comunicado da Petrobras, as empresas farão estudos para o desenvolvimento de um modelo de negócios que visa fortalecer suas posições comerciais e criar valor ba cadeia de produção de álcool, voltado para o mercado internacional.
"As empresas também pretendem cooperar para comercialização de óleo, refino, logística e distribuição. Na área de exploração e produção, serão avaliadas possíveis parcerias no Brasil e no exterior", afirma a nota.
A Conoco detém a sexta maior reserva entre as empresas não-governamentais, com 10,6 bilhões de barris. A produção da companhia chega a 2,3 milhões de boe/dia (barris de óleo equivalente, que soma as produções de petróleo e gás). Possui ainda a quarta maior capacidade de refino do mundo, podendo processar até 2,7 milhões de barris por dia.