A mineradora Vale anunciou nesta quinta-feira (03/07) que planeja lançar uma oferta global de até 256,9 milhões em ações ordinárias (ON) e 164,4 milhões de ações preferenciais (PN), sem incluir qualquer exercício de opções suplementares pelos coordenadores, em ou após esta sexta-feira (04/07). No total, são 421,329 milhões de papéis.
Em comunicado ao mercado, a Vale informou que os acionistas residentes no Brasil possuirão o direito de subscrever ações na oferta brasileira em critério de prioridade.
A mineradora afirma ainda que utilizará os recursos para propósitos corporativos gerais, que podem incluir o financiamento de seu programa de crescimento orgânico, ou seja, expansão sem considerar aquisições, baseado em um plano de investimento de US$ 59 bilhões. Aquisições estratégicas e aumento de flexibilidade financeira também serão considerados.
Em conexão com esta oferta, a Vale pediu a listagem e a negociação de seus recibos de depósito de ações (ADSs) ordinários e preferenciais na Euronext Paris.