A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (2/07) que construirá uma usina produtora de álcool em Itarumã (GO) em parceria com a japonesa Mitsui. A unidade produzirá 200 milhões de litros/ano de álcool, a partir da produção de cana-de-açúcar em uma área de 32 mil hectares. O projeto prevê ainda a geração de energia elétrica a partir do bagaço da cana.
"A Petrobras e a Mitsui decidiram investir no projeto considerando a sua viabilidade ambiental e econômica diante do grande potencial de exportação de etanol brasileiro para atender as demandas internacionais por energia renovável e diversificação energética, para redução das emissões de gás de efeito estufa", informou a Petrobras, em nota.
É a primeira usina anunciada pela nova joint-venture. As duas empresas haviam firmado acordo para investirem de forma conjunta no mercado de produção de álcool. A diretoria de abastecimento da estatal já havia admitido que as duas companhias olhavam para um conjunto de 40 possíveis empreendimentos nos quais poderiam investir. Até o momento, haviam definido que já tinham visualizado cinco projetos.
O objetivo do investimento de Petrobras e Mitsui na produção de álcool é o mercado externo, principalmente o Japão. O país asiático é um dos focos de atuação da Petrobras no exterior, no que diz respeito às vendas de álcool. No final de 2005, a Petrobras constituiu uma empresa específica para tratar das vendas do combustível para o Japão. Na época, o objetivo da companhia era vender 1,8 bilhão de litros ao longo de 2008. A Petrobras, no entanto, vem encontrando dificuldades para colocar o álcool brasileiro no mercado japonês, e até hoje, nehuma carga significativa foi enviada para lá.