O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), disse nesta terça-feira (1°/07) que o governo ainda não concluiu a elaboração do texto que criará o Fundo Soberano do Brasil.
"O Fundo Soberano vai ser um projeto de lei. Ainda não foi apresentado o texto aos líderes da base aliada. Vai haver outra reunião para apresentar esse texto", disse Rands.
O deputado disse acreditar que o fundo possa ser aprovado ainda este ano pelo Congresso. "Não ficou definido exatamente quando vai mandar (o projeto). Ele está em conclusão. Tão logo eles tenham o que a gente chama de boneco, eles vão apresentar para os líderes da base aliada." Fontes no Ministério da Fazenda, no entanto, informaram que o projeto será apresentado amanhã.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou hoje aos líderes da base aliada as "idéias gerais" sobre o Fundo Soberano, em reunião no Palácio do Planalto.
O fundo terá R$ 14,2 bilhões, que virão do cortes de gastos e investimentos que será feito pelo governo para garantir uma economia fiscal maior, equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país).