A Ford disse nesta terça-feira (1º/07) que suas vendas em junho nos Estados Unidos caíram 28,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que confirma o mês passado como um dos piores para o setor em 16 anos.
No total, as três marcas norte-americanas da montadora (Ford, Lincoln e Mercury) venderam 167.090 unidades em junho, enquanto a Volvo vendeu 7.001 veículos, 26,9% menos que em 2007.
Jim Farley, vice-presidente do Grupo Ford para Marketing e Comunicações, advertiu que os próximos meses serão mais difíceis para o setor.
"A base e a confiança dos consumidores se deterioraram durante a primeira metade do ano. A economia entra na segunda metade com uma notável falta de impulso e um alto grau de incerteza", disse.
Por categorias, o Grupo Ford vendeu 65.109 carros (queda de 12,1%), 33.906 crossovers (-17,8%), 12.664 utilitários (-54,7%) e 55.411 caminhonetes (-37,8%).
Fusion
O único modelo que resistiu à redução das vendas foi o Ford Fusion, cuja comercialização cresceu 18,4% e terminou junho com 14.726 unidades vendidas.
Todos os crossovers da Ford, nos quais a montadora tinha se apoiado para arrefecer sua queda, tiveram desempenho negativo no mês passado.
Já a linha de pickups registrou diminuição de 40,5% de suas vendas, totalizando 38.789 unidades vendidas.
Por marcas, a Ford vendeu 145.715 unidades (-28,7%), a Mercury comercializou 11.657 veículos (-25,6%), e a Lincoln pôs 9.718 novos carros nas ruas (-22,2%).