O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira (1º/07), em comunicado, a aprovação de um financiamento de R$ 539,7 milhões para a Siderúrgica Barra Mansa, do grupo Votorantim. Segundo o informe do banco de fomento, os recursos serão usados para a implantação de segunda unidade da companhia, no município de Resende (RJ).
Essa unidade, de acordo com informações apuradas pelo banco, terá capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de aços longos por ano. "O financiamento do BNDES corresponde a 45% do valor total do investimento, de R$ 1,2 bilhão", detalhou o banco, em comunicado.
Ainda de acordo com o banco, o projeto financiado vai gerar 700 novos empregos diretos. O banco esclareceu ainda que a Siderúrgica de Barra Mansa vem aprimorando seus processos de produção desde 2002, quando finalizou as obras de modernização do laminador de fios e barras. "Entre 2003 e 2006, a empresa construiu nova linha de lingotamento contínuo, além de incorporar à produção novos produtos, como telas e treliças. Em 2007, a unidade de negócio de aço da Votorantim Metais adquiriu o controle acionário da Acerías Paz Del Rio, na Colômbia", esclareceu o banco, em comunicado.