O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar com R$ 140 milhões a Itambé, Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda (CCPR). Os recursos vão apoiar a expansão da produção de leite em pó da fábrica de Uberlândia, em Minas Gerais, de 3.750 para 7.500 toneladas por mês. Também serão usados para substituir três caldeiras nas unidades de Goiânia; Pará de Minas e Guanhães, ambas em Minas Gerais.
Segundo o BNDES, a troca das três caldeiras a óleo combustível por outras com cavacos de madeira, que serão utilizados para gerar vapor, vão permitir uma economia anual de R$ 5,8 milhões. O valor do financiamento da instituição estatal corresponde a 77,6% do total do projeto.
As mudanças já estão em andamento, inclusive a construção de um novo prédio com área de 1.276 m². A previsão do BNDES é de que o projeto estará pronto em agosto deste ano, gerando 107 novos empregos.
O BNDES informa que a CCPR foi criada em 1948 e hoje reúne cerca de 8 mil produtores em 33 cooperativas filiadas. A cooperativa tem 3.031 empregados, distribuídos por suas unidades fabris, centros de distribuição e escritório central. Com a marca Itambé, a empresa é a terceira maior captadora de leite do país (1,08 bilhão de litros em 2007) e a maior de capital nacional.