O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta sexta-feira (27/06) que a greve dos servidores do órgão, que dura duas semanas, deve acabar na segunda-feira (30/06). Segundo ele, as negociações avançaram bastante, após o governo apresentar nova proposta categoria.
Augustin ressaltou ainda que a greve não atrapalhou a venda de títulos públicos do Tesouro. Os leilões têm ocorrido normalmente e continuarão na próxima semana, assegurou o secretário. Ele, no entanto, não informou qual foi a estratégia paralela montada pelo Tesouro para permitir a continuidade dos leilões, necessários para que o governo arrecade dinheiro do mercado para honrar seus compromissos.
Ontem (26) noite, o governo apresentou nova proposta salarial para a categoria. Pela nova tabela, os analistas cargo de nível superior do Tesouro e da Controladoria-Geral da União (CGU) sofreriam reajustes graduais até receberem o mesmo que os trabalhadores da Receita Federal, em 2010.
A proposta ainda prevê que os técnicos cargo que exige ensino médio seriam equiparados aos funcionários do Banco Central e seriam tratados como servidores de nível superior. Os grevistas fizeram assembléia hoje e decidiram deliberar sobre a proposta na próxima segunda-feira.
Augustin se disse confiante de que os servidores do Tesouro aceitarão a nova proposta. Tenho convicção de que tudo estará equacionado e resolvido na segunda-feira. Essa é a tendência das discussões que temos tido com os servidores, avaliou o secretário.