Brasil e Uruguai fecharam nesta quinta-feira (26/06) um novo acordo automotivo para exportação de carros e autopeças sem pagamentos de imposto de importação. O acordo anterior havia sido assinado em julho do ano passado e vale até o próximo dia 30. O novo acordo terá uma duração de seis anos e entra em vigor no próximo mês.
Será mantida a cota de exportação de 20 mil carros por ano do Uruguai para o Brasil. Até esse ano, no entanto, não havia produção de veículos no país vizinho.
O primeiro veículo a ser importado dentro do novo acordo será o Tiggo, utilitário de pequeno porte que será fabricado no Uruguai a partir de chassis trazidos da China. A previsão é que sejam vendidos para o Brasil 1.500 veículos Tiggo em 2008. Em três anos, a produção uruguaia deve chegar a 10 mil veículos. O preço do carro será de cerca de US$ 15 mil, o que representará US$ 22 milhões de exportações.
Essa cota vale apenas para esses carros, que têm conteúdo uruguaio inferior a 60%. Não haveria cota para carros com participação maior de peças locais, mas o Uruguai não produz veículos com essas características.
Já o Brasil terá uma cota de 6.500 veículos para exportar livre de impostos. Essa cota poderá ser ampliada se o Uruguai exportar mais carros para o nosso país, uma forma de incentivar a importação de carros uruguaios.
Outra novidade será a mudança na regra para importação de carros blindados do país vizinho. Há uma cota de 600 carros nesse ano, que devem gerar nesse ano até US$ 30 milhões. Depois a cota cresce progressivamente até atingir uma média de 1.200.