A AmBev anunciou nesta segunda-feira (23/06) que vai investir R$ 213 milhões na construção de uma maltaria em Passo Fundo (RS). A unidade, que atenderá a demanda das fábricas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, deve entrar em operação no segundo semestre de 2009.
A produção inicial da nova unidade está prevista em 110 mil toneladas de malte. Deverão ser gerados 400 postos de trabalho diretos e indiretos. "O aumento da demanda pela cevada local também permitirá a geração de empregos voltados ao plantio, armazenagem e frete da matéria-prima", informou a empresa.
A AmBev tem cinco unidades no Rio Grande do Sul - dois centros de distribuição direta (em Pelotas e em Porto Alegre), duas fábricas (Viamão e Sapucaia do Sul) e uma maltaria em Porto Alegre. No total, a AmBev já responde por 1.500 empregos diretos e indiretos no estado. No Brasil, são 22 mil pessoas.
"Foi uma escolha estratégica. O Rio Grande do Sul está entre os estados que serão abastecidos com o malte produzido e é um dos principais pólos de produção de cevada do Brasil", informou o diretor de relações corporativas da AmBev, Milton Seligman, em nota à imprensa.
Dona das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Guaraná Antarctica, a AmBev também tem no RS a cerveja Polar, lançada em 29 de outubro de 1929, e que desde 197, integra os produtos da Antarctica.