A Arábia Saudita aumentou sua produção de petróleo para 9,7 milhões de barris por dia, anunciou neste domingo (22/06) o rei Abdallah, ao abrir a reunião entre produtores e consumidores de cru em Jedda.
"Aumentamos a produção de 9 para 9,7 milhões de barris para fornecer tudo de que precisam (os países consumidores) no futuro", disse Abdallah, no momento em que os preços atingem recordes históricos a quase 140 dólares o barril, mais que o dobro em relação a um ano atrás. "E manifestamos nossa disposição em responder a qualquer necessidade adicional", acrescentou.
A Arábia Saudita, líder da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e maior produtora de cru do mundo, confirmou na sexta-feira um novo aumento de sua produção de 200.000 b/d, após uma alta de 300 mil barris por dia anunciada em maio.
O rei Abdallah anunciou que a Arábia Saudita doará US$ 1 bilhão ao fundo da Opep para países em desenvolvimento e concederá US$ 500 milhões em empréstimos brandos para países pobres, com o objetivo de financiar projetos de