Os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Bolívia terão saldos positivos em suas balanças comerciais de alimentos, segundo simulação do Banco Mundial.
De acordo com o organismo financeiro internacional, a balança comercial de alimentos do Brasil, por exemplo, aumentará em 0,2% o Produto Interno Bruto (PIB).
O saldo comercial uruguaio aumentará 0,1% do PIB, o que representaria um superávit de US$ 28 milhões, segundo publicou hoje o jornal uruguaio Ultimas Noticias. O saldo da balança paraguaia, segundo a simulação, será o mais positivo: 5,3% do PIB, enquanto a Argentina terá um superávit de 1,4%.
Segundo o Banco Mundial, o contexto da crise "sugere que a balança comercial alimentar será prejudicada na maioria dos países da região", o que torna importante os bons resultados obtidos nessa simulação.
Alguns dos países que terão saldos negativos na balança de alimentos são: Venezuela (-0,1% do PIB), Colômbia (-0,3%), México e Honduras (-0,4%) e El Salvador (-0,7%). (ANSA)