O governo começa a pagar em agosto o abono salarial de um salário mínimo (R$ 415) com base no ano de 2007. Serão mais de 15,5 milhões de beneficiados, segundo o Ministério do Trabalho, 10% a mais do que no ano anterior.
Para os trabalhadores com carteira assinada, o dinheiro precisa ser sacado na Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.
São beneficiados apenas os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos (desde 2003) e que tenham recebido, em média, até dois salários-mínimos durante o período trabalhado em 2007.
Além disso, a pessoa precisa ter trabalhado com carteira assinada ou sido nomeado efetivamente em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano passado por empregadores contribuintes do PIS/Pasep.
A tabela de pagamento estará disponível no site do Ministério do Trabalho a partir de julho. Quem não sacar o dinheiro até o dia 30 de junho de 2009, perde o benefício.
2006
O pagamento do benefício referente ao ano de 2006 acaba no próximo dia 30. Até hoje, 95,5% dos trabalhadores que têm direito ao abono salarial já fizeram o resgate, superando a média dos últimos anos que girou em torno de 94%.Até o momento, 550 mil trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro.