A Gol Linhas Aéreas informou nesta segunda-feira (16/06) que iniciou a implementação do pacote de soluções de TI da Lufthansa Systems. O acordo entre as empresas prevê a utilização de quatro ferramentas por seis anos e faz parte do projeto Operações e Planejamento Tecnicamente Integrados com a Manutenção de Aeronaves (OPTIMA).
Com a implantação da nova ferramenta, a Gol informou que se tornará ainda mais competitiva no mercado. O projeto vai integrar os sistemas de controle das áreas de manutenção de aeronaves, operações de vôo, planejamento de malha e escala de tripulantes Segundo a Gol, na área de manutenção, o sistema da Lufthansa Systems permite programar e priorizar o atendimento das aeronaves, aumentando a disponibilidade da frota. Além disso, o sistema controla as peças em estoque, o que reduz gastos em compras evitando materiais excedentes.
Segundo a empresa, a ferramenta que será aplicada nas operações de vôo simula cenários adversos e auxilia nas decisão de remanejamento de aeronaves. Em caso de fechamento de aeroporto, por questões climáticas, o sistema propõe redistribuição dos vôos programados, sugerindo alterações de destino, readequação da escala de tripulantes e reprogramação dos serviços de manutenção, considerando os custos operacionais relacionados.
"O investimento com a aquisição das ferramentas, estimado em cerca de US$ 14 milhões, possibilita que a Gol atinja o máximo de eficiência de seus processos", afirmou Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de planejamento de TI da GOL. Estima-se que o OPTIMA reduza 0,5% no custo operacional da hora de vôo. A implantação do projeto será gradual, com previsão de finalização no primeiro trimestre de 2009.