As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar tiveram alta de 24,9% no mês de maio em relação ao mesmo mês de 2007, atingindo R$ 1,708 bilhão, informou a empresa nesta segunda-feira. As vendas líquidas, por sua vez, subiram 28,2% na mesma base de comparação, atingindo R$ 1,479 bilhão.
No conceito "mesmas lojas" (que só contam o desempenho das lojas abertas e sob propriedade do grupo há pelo menos 12 meses), o incremento nas vendas brutas do grupo varejista foi de 12,1%, e de 15,4% nas vendas líquidas.
Segundo comunicado do Pão de Açúcar, a alta nas vendas pode ser explicada pelo efeito-calendário (um feriado e um fim de semana a mais do que maio de 2007) e o aumento do ticket (valor de cada compra) médio. "Além disso, o número de tickets apresentou crescimento no período, mesmo excluindo o efeito calendário, dando continuidade à tendência positiva verificada desde o início do ano", informou a empresa.
Entre os produtos, os alimentícios tiveram alta de 12,4% nas vendas do mês, puxados pelos de mercearia e os perecíveis. Já entre os não-alimentos a alta foi de 11,3%, com destaque para os eletrodomésticos.
No acumulado do ano, o Pão de Açúcar teve alta de 6,4% nas vendas brutas e de 7,9% nas vendas líquidas no conceito "mesmas lojas".