O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira (09/06) dos ministros, em reunião no Palácio do Planalto, empenho no combate à inflação e principalmente ao aumento do preço dos alimentos. Falando em nome de Lula, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a escalada da inflação exige "preocupações auxiliares" do governo.
Para proteger o bolso dos consumidores, o governo planeja dar fôlego à produção da agricultura familiar. Além disso, pretende incentivar a produção de fertilizantes no país. Hoje, 75% dos fertilizantes são importados, o que eleva os custos de produção.
A meta é reduzir o percentual para 25%. Para cumprir o objetivo, o presidente Lula quer que a Petrobras e a Vale do Rio Doce aumentem a participação no mercado de fertilizantes. Caberá aos ministros Dilma Roussef (Casa Civil) e Edson Lobão (Minas e Energia) negociar com as duas empresas.
Juros
Na reunião ministerial, o presidente Lula afinou o discurso do governo com relação ao aumento de juros realizado pelo Banco Central na última quarta-feira (04/06). Segundo o presidente, a decisão está em linha com o combate à inflação e foi tomada pelo governo e não apenas pela autoridade monetária.