A Operação Dia dos Namorados do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e da Vigilância Sanitária começou nesta quinta-feira (05/06) com a vistoria de três motéis. Todos foram autuados. Os estabelecimentos, cujos nomes não foram revelados, têm até 10 dias para apresentar uma defesa por escrito. Caso a justificativa não seja válida, a multa pode variar entre R$ 212 e R$ 3,193 milhões. O valor depende do porte econômico do estabelecimento e do grau de prejuízo causado ao consumidor.
O principal problema verificado pela Vigilância Sanitária foi a presença de produtos com data de validade vencida tanto nos quartos quanto na cozinha dos motéis. Para o Procon, o que há de mais grave é a falta de informação. "As informações de todos os serviços oferecidos pelo estabelecimento precisam ser repassadas ao consumidor", afirma a assessora especial da Presidência do Procon-DF, Ildecer Amorim.
De acordo com Ildecer, faltam nos motéis vistoriados o Código de Defesa do Consumidor, uma placa com número do telefone do Procon, cardápios em braile nos quartos, informações na entrada dos motéis sobre quais serviços cada tipo de suíte oferece e formas de pagamento disponíveis. "Encontramos o nome das suítes com o valor, mas o consumidor precisa saber o que cada uma delas oferece para escolher", alerta.
A Operação Dia dos Namorados vai até o dia 12. No início serão vistoriados apenas motéis do Distrito Federal. De terça-feira (10/06) ao dia 12, o Procon e a Vigilância Sanitária passarão a fiscalizar hotéis da cidade. A meta é passar por nove estabelecimentos por dia.