A Petrobras, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o BB (Banco do Brasil), vai lançar um fundo para financiamento de pequenas e médias empresas fornecedoras da estatal.
Inicialmente, o fundo contará com R$ 100 milhões, dos quais, 10% injetados pela empresa petrolífera, informou nesta quarta-feira o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Almir Barbassa. É o primeiro fundo deste tipo que a Petrobras participa.
"É um fundo que vai financiar pequenas e médias empresas fornecedoras da Petrobras e vai adiantar recursos a elas antes de terem feito a obra, porque elas precisam de capital de giro. Esse fundo tem a finalidade de financiar a menor custo do que aquele que a empresa estaria tendo que pagar ao mercado", afirmou, após participar de almoço-palestra promovido pelo Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
O executivo acrescentou que o fundo será criado em breve, e que o registro está sendo encaminhado à CVM (Comissão de valores Mobiliários). O fundo poderá captar mais recursos no mercado financeiro.