O mercado deve operar à espera do resultado da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que anuncia nesta quarta-feira (04/06) a nova taxa básica de juros do país, hoje em 11,75%. Essa espera contribui para as perdas registradas já nos primeiros negócios no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta terça-feira.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, cede 0,89%, para 71.206 pontos. Nesta segunda-feira (02/06), a Bolsa fechou em baixa de 0,96%.
O dólar comercial é trocado por R$ 1,623 na venda, em declínio de 0,61%. A taxa de risco-país atinge 174 pontos, número 2,24% inferior à pontuação final de ontem.
Na Ásia, as principais Bolsas de Valores registraram retração no fechamento, a exemplo de Xangai (queda de 0,65%) e Tóquio (recuo de 1,60%). Na Europa, a Bolsa de Londres avança 0,43%.
Entre as primeiras notícias do dia, o presidente do Federal Reserve (banco central americano), Ben Bernanke, sinalizou que a autoridade monetária deve manter a atual taxa básica de juros (2% ao ano). O colegiado do Fed volta a se reunir no final deste mês. "Por enquanto, a política [monetária parece bem posicionada para promover crescimento moderado e estabilidade dos preços", disse ele, em discurso nesta manhã.