Roma - A produção mundial de alimentos precisa aumentar 50% até 2030 para atender a crescente demanda, afirmou nesta terça-feira (03/06) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, durante a Conferência de Alto Nível do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), que ocorre em Roma, na Itália.
"O mundo precisa produzir mais alimentos. Temos uma oportunidade histórica de revitalizar a agricultura, especialmente em países em que os ganhos na produtividade têm sido baixos nos últimos anos", declarou.
Decisões firmes
Ban Ki-moon pediu nesta terça-feira "decisões firmes" e grandes investimentos em agricultura. "Durante anos, a queda dos preços dos alimentos e o aumento da produção deixaram o mundo em uma situação de complacência", disse. "Governos adiaram importantes decisões e negligenciaram a necessidade de investir em agricultura", acrescentou. "Agora, estamos literalmente pagando o preço."
Ele alertou ainda que "se não for tratada de forma adequada, esta questão pode desencadear outras crises, afetar o crescimento econômico, o progresso social e até mesmo a segurança política no mundo".