Jornal Correio Braziliense

Economia

Schincariol investe R$ 160 milhões em nova unidade

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O Grupo Schincaiol inaugurou nesta sexta-feira (30/05), em Horizonte (CE), a 14ª unidade da empresa, com capacidade para produzir até 200 milhões de litros de ceveja por ano. A empresa informou que, no início, a produçáo ficará concentrada nas garrafas de 600 ml da Nova Schin.A abertura faz parte do plano de investimento de mais de R$ 1 bilhão na empesa. Segundo Gilberto Schincariol, do Conselho de Administração, a companhia pretende investir mais R$ 20 milhões nesta unidade do Nordeste e, em breve, passar a produzir, ainda, cervejas em lata e refrigerantes em garrafas pet. "Pesquisas mostram que o consumo cresce de forma acelerada no Norte e Nordeste. Por isso, ter mais uma unidade fabril voltada para o atendimento destas regiões é reflexo do nosso esforço de crescimento", disse. A Schincariol é a segunda cervejaria do país, com participação de 12,9% no mercado nacional. Em 2007, a empresa fechou com receita bruta de R$ 4,5 bilhões, alta de 24% sobre 2006, e lucro líquido de R$ 114,1 milhões. O grupo produz 4 bilhões de litros de bebidas no ano - incluindo cervejas, sucos, refrigerantes e águas - em 13 Estados. *Investimento* A empresa pretende investir mais de R$ 1 bilhão neste ano, incluindo a nova unidade e as recentes aquisições da Cintra (R$ 39 milhóes) e da Eisenbahn (valor não informado). A empresa também registra recente entrada no sistema de franquias (como bares temáticos) da Devassa, e, em breve, da Baden Baden - marcas adquiridas pela Schincariol no ano passado. Aquisições Nos últimos dois anos anos, a Schincariol adquiriu cinco marcas. No ano passado, além de Baden Baden e Devassa, a empresa também comprou a pernambucana Nobel. Neste ano já foram duas (Cintra e Eisenbahn). E o presidente da empresa, Fernando Terni, informou que a empresa analisa "novas oportunidades", incluindo opções fora do ramo de bebidas, sem especificar as áreas. Nordeste A empresa informou que as regiões Norte e Nordeste representam 70% de suas vendas - incluindo cervejas, sucos, refrigerantes e águas - e que, na área de cervejas, possuem entre 35% e 45% do mercado.