A Petrobras bateu, em abril, recorde na exportação de petróleo bruto, com média de 530 mil barris/dia. O diretor de abastecimento e refino da estatal, Paulo Roberto Costa, disse que esse desempenho foi decisivo para que o déficit na balança de pagamentos da empresa fosse reduzido em abril. No mês passado, a Petrobras registrou déficit de US$ 550 milhões na conta, ante US$ 775 milhões em março.
"O saldo foi positivo em abril e, como já previ antes, a tendência é que este déficit seja revertido. Vamos fechar o ano com a balança superavitária", afirmou Costa em evento em que foram divulgados os projetos sociais que a estatal apoiará neste ano.
Costa calculou que o déficit da balança seja revertido entre julho e agosto. Além do aumento das exportações de petróleo, ele ressaltou que o retorno das operações de uma das unidades de refino da Replan, em Paulínia (SP), foi decisivo para o saldo de abril.
"Nosso parque de refino está trabalhando em alta capacidade. Devemos passar, em abril, de 1,8 milhão de barris/dia processados", afirmou.
O diretor negou que a Petrobras tenha interesse de adquirir postos de combustíveis nos Estados Unidos. Costa não quis comentar as declarações do ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), de que uma nova refinaria da empresa seria construída no Ceará.