A economia canadense registrou inesperada queda no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez em quase cinco anos, com as montadoras reduzindo bruscamente seus estoques. O dado sugere que o banco central canadense poderá cortar a taxa básica de juros no país no próximo mês.
O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas em um país) do Canadá registrou contração de 0,3% no trimestre entre janeiro e março de 2008, em base anualizada, depois de expansão anualizada de 0,8% no quarto trimestre do ano passado. Em base trimestral, o PIB do Canadá contraiu 0,1%, após crescimento de 0,2% no quarto trimestre de 2007.
A contração refletiu também retração das exportações pelo terceiro trimestre seguido, além de queda nos investimentos no setor imobiliário e retração nos investimentos em maquinários e equipamentos.
É a primeira contração do PIB do Canadá desde o segundo trimestre de 2003. O mercado esperava crescimento anualizado de 0,4% da economia do país no primeiro trimestre, enquanto a projeção do banco central do Canadá, no relatório de política monetária divulgado no fim de abril, previa crescimento de 1%.