Edward Lazear, chefe dos assessores econômicos da Casa Branca, estimou nesta quarta-feira (28/05) que a disparada dos preços do petróleo pode diminuir em 1,5 pontos porcentuais o crescimento dos Estados Unidos.
"O alto preço do petróleo já nos custou caro em termos de crescimento econômico", disse Lazear em um discurso pronunciado em Washington, no qual estimou que a cada dez dólares de alta do petróleo o crescimento se reduzirá em um quarto de ponto.Os preços do petróleo superaram os 130 dólares nesta quarta-feira.
"Se pensarmos sobre o aumento do petróleo no ano passado, falaremos em cerca de um ponto e meio de crescimento do produto interno bruto", continuou.
Lazear não quis falar sobre eventuais riscos de recessão que esses aumentos implicavam para a economia americana. "É óbvio que tudo isso nos atinge duramente", lamentou.
O crescimento americano ficou em 0,6% (a ritmo anual) no último trimestre de 2007 e no primeiro trimestre de 2008, e os analistas temem que chegue ao vermelho durante o atual trimestre.