O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26/05) que as políticas protecionistas dos países ricos estimulam a alta mundial dos preços de alimentos, durante discurso na abertura do 20º Fórum do Instituto Nacional de Altos Estudos, no Rio de Janeiro.
;Não há o menor sentido para que Estados Unidos e Europa continuem com suas políticas restritivas no campo da agricultura, os subsídios e o protecionismo agrícola que semeiam obstáculos no caminho da Rodada Doha e são também os principais fatores que estimulam a inflação mundial de alimentos;, disse.
Na avaliação de Lula, as barreira protecionistas servem para ;perpetuar a miséria das nações pobres e em desenvolvimento;. O presidente defendeu um pacto global a favor do uso de fontes alternativas de energia que representam uma oportunidade para o Brasil.
;Para o Brasil aproveitar essa extraordinária oportunidade é preciso enfrentar preconceitos arraigados e lobbies poderosíssimos nos países desenvolvidos;, acrescentou Lula, ao ressaltar que o Brasil está preparado para esse debate.