O preço do petróleo continuará subindo, especialmente se não houver melhora na perspectiva para o dólar ante as principais moedas estrangeiras, disse o presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Chakib Khelil, à rádio nacional da Espanha. "Nós vamos testemunhar um aumento de preço do petróleo, especialmente se a situação econômica nos Estados Unidos persistir e o dólar continuar caindo", afirmou.
Os preços do petróleo seguem em alta na manhã desta segunda-feira (26/05), em meio às preocupações com a oferta insuficiente e a demanda robusta. Na última quinta-feira (22/05), o barril da matéria-prima superou o nível de US$ 135,00 durante sessão em Nova York. Nesta segunda-feira, a commodity é negociada acima de US$ 133 o barril no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês).
Khelil atribuiu a culpa pela escalada do preço do petróleo aos especuladores, aos problemas geopolíticos e à fraqueza do dólar, todos "fatores além do controle da Opep".
"Se a Opep decidir aumentar a produção (...) esses aumentos não irão realmente reduzir o preço", disse Khelil, que também é ministro de Energia da Argélia.