O governo americano informou nesta quinta-feira (23/05) que a Walt Disney Co. está fazendo um recall de milhares de sacos de dormir e varinhas de condão vendidas em suas lojas próprias no ano passado. O motivo da troca seria os níveis elevados de chumbo na pintura de partes desses produtos.
Segundo a U.S. Consumer Product Safety Commission (o órgão de defesa do consumidor americano), o recall atinge 4,1 mil sacos de dormir com a marca do filme "Piratas do Caribe" e 8 mil varinhas de condão Tinker Bell.
Elas foram vendidas entre abril e outubro do ano passado nas Disney Stores (lojas próprias da gigante do entretenimento) localizadas nos Estados Unidos. Os consumidores estão sendo avisados para pararem de usar os produtos e se dirigirem às lojas para a devolução das peças e a receber o dinheiro de volta.
Os sacos de dormir continham tinta com excesso de chumbo no zíper, enquanto que nas varinhas a tinta se encontrava nas pérolas coladas na flor que fica na ponta do brinquedo.
Segundo a agência americana de defesa do consumidor, até o momento não foi reportado nenhum problema causado pelo excesso de chumbo na pintura dos brinquedos.
Os produtos foram fabricados na China e o problema foi descoberto no final do ano passado, após testes aleatórios nos produtos Disney feitos pela Children´s Place Retail Stores Inc. - que havia comprado as Disney Stores.
A Disney retomou neste mês o controle das lojas após a Children"s Place informar que poderia fechar 100 lojas nos Estados Unidos e no Canadá.